quarta-feira, 27 de março de 2013

Dicas de como fazer um folder

folder
 O folder é um impresso gráfico que normalmente contém ilustrações coloridas e possui dobras, que são desenvolvidas para separar as informações de maneira harmoniosa. Para o sucesso de sua divulgação, os responsáveis normalmente usam uma informação ou imagem na capa, que desperte o interesse dos possíveis leitores. Toda a continuação do conteúdo é disposta nas páginas internas, separadas por temas, ou colocadas de um jeito que façam sentido durante a leitura. Na última folha, é costume colocar o endereço, um mapa para auxiliar a localização da empresa, e-mail, fax, telefones de quem está anunciando, bem como dos seus parceiros e demais informações para contato.

Para produzir um folder, são necessários cuidados com o layout, conteúdo, acabamento e impressão. O papel mais recorrente na sua fabricação é o couchê brilho ou fosco, com gramatura de 90, 120, 150, 250 e 300g. Com os papéis couchê, reciclato e sulfite. Em cada material, o responsável pela produção do folder deve considerar que alguns papéis podem alterar as cores das tintas escolhidas, o que pode modificar o significado da mensagem e publicidade que o impresso deve passar.
Tradicionalmente o folder pode ser dividido em duas categorias: institucional e promocional. O primeiro, como o próprio nome sugere, faz referência a uma empresa, instituição ou sobre um colaborador, este último tipo não é tão frequente. O folder promocional apresenta informações de preços, produtos, serviços e vantagens de uma determinada empresa. Existem empresas que elaboram seus folders agrupando informações institucionais e promocionais, essa prática não é errada, mas pode prejudicar o leitor e até a própria empresa. Já que muitas informações dispostas em um único lugar podem confundir, fazer perder o foco e o objetivo da divulgação.
Para você que quer melhorar seus folders ou precisa criar um, confira algumas sugestões do que pode ou não ser feito, assim sua divulgação alcançará resultados positivos. Primeiro passo é fazer o reconhecimento do público da sua empresa e produtos. Escreva as informações de acordo com uma ordem de leitura que facilite a compreensão do conteúdo. Imagine o que o leitor precisa saber, quais as perguntas que ele pode ter e tente responder isso no folder. Avalie o que deve aparecer no conteúdo, pergunte para alguém, peça sugestões de outra pessoa que não está envolvida diretamente com o assunto. Desperte o interesse do leitor para que ele passe da capa e veja todo o folder. Use meios para garantir o interesse do público, como descontos especiais ou promoções. Existem folders que, além da propaganda, utilizam informações que complementam o conteúdo, assim muitas pessoas podem guardar o folder devido ao que há nele. Destaque alguns conteúdos, use fontes diferentes, sublinhe títulos, marque informações relevantes. Use imagens, fotos ou ilustrações que permitam o interesse do seu público.

Nenhum comentário: